terça-feira, 24 de agosto de 2010

Voltei renovado, mas o trampo tá atrasado!

Veja que engraçadinho que eu sou, fazendo rimas no título do post... Bom, o fato é que eu voltei de Buenos Aires sexta última e até agora não contei nada pra vocês. Porque? Porque no final de semana eu basicamente descansei do que foi uma das melhores viagens da minha vida, e que obviamente foi bastante cansativa, e desde ontem eu estou correndo atrás de desatrasar o que ficou atrasado nesta minha semana de ausência.

Assim, passei só pra dar uma pequena satisfação aos leitores fiéis e casuais, e prometer que entre hoje e amanhã eu posto alguma coisa com um pouco mais de substância.

Agora só pra não ficar só na promessa, vou contar pelo menos UMA novidade. Ontem eu voltei pra academia depois de uma semana afastado. Como todo mundo deve imaginar, conhecendo um país novo, em uma viagem corrida, minha alimentação não foi exatamente balanceada, eu abusei de carnes, batata frita (que eles comem com TUDO), doce de leite (que eles colocam em TODAS as sobremesas, menos no churros, o que é bizarro), empanadas, medialunas e o escambau. Mas a boa surpresa é que, acredito que por conta do tanto que eu andei por lá, meu peso continua estável. Ontem à noite, antes da academia, eu pesei e lá estávamos, eu e meus 87,5kg. Eu sei que eu já pesei menos do que isso, mas foi uma vez só e o meu normal é isso mesmo, então eu estou dentro da faixa normal, e não ganhei nada de peso, graças a Deus.

Depois eu conto mais que tem um monte de trabalho em cima da minha mesa as we speak. Abraços!

Ah! Este post não tem fotos porque as fotos estão no computador da Paula. Próximo post de lá, entonces.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Hola, amigos!

Eu e Paula estamos em Buenos Aires, e vim pra cá com o firme propósito de postar algumas coisas daqui, mas como tem muita coisa pra ver e pouco tempo, eu chego no hotel tão esgotado que só quero dormir. Mas agora, rapidinho, vai pelo menos UMA foto, só pra dar satisfação pra vcs. O lugar é o Jardim Japonês (leia Rrrrardin Rrraponês, por conta do sotaque), e é um dos lugares mais lindos que eu já vi na vida.


Paula, minha fotógrafa particular, mandou muito bem na iluminação. Tá, bom, vai, mais uma fotinho:


Dessa vez quem tirou foi um dos muitos (eu disse MUITOS) brasileiros que a gente encontrou por aqui, possibilitando que aparecesse o feliz casal. Notou a ponte lá atrás? é a mesma da foto anterior. Fala aí, o lugar é bonito ou não?

Outra coisa que eu quero adiantar aqui, embora superficialmente, é a lista dos lugares visitados. La vai:

Dia 1 (ontem, em meio dia):
Metro Linea A, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Av. de Mayo, Cafe Tortoni, Av. 9 de Julio, El Obelisco, Plaza del Congreso.

Dia 2 (hoje, o dia inteiro):
Jardim Botánico, Zoo de Buenos Aires, Jardim Japonés, Cemitério de la Recoleta, uma parte do bairro La Recoleta, Av. Corrientes e banho de banheira no hotel pra aliviar a correria do dia.

Ainda falta visitar:
La Boca, La Bombonera, San Telmo, Casino, Calle Florida e toda a vila de Colónia del Sacramento, no Uruguay. Vai ser pauleira conseguir tudo isso...

Depois (talvez depois que eu voltar ao Brasil) eu conto mais e com mais detalhes, que agora eu preciso dormir.

Abraços e até mais!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Uma semana corrida e cheia de novidades!

Oi, pessoas! Siiim, eu sei que eu sumi, mas não me esqueci de vocês, não.

É que eu andei meio ocupado, sabe como é, né? Semana de pagamento, coisas em atraso e mais uma série de coisas, só uma delas um pouco (muito, pra falar a verdade) desagradável: tivemos uma visita noturna na loja de Cosmópolis. Um ladrãozinho sem vergonha entrou pelo telhado e lá se foi uma mala cheia de produtos e um tanto (não muito grande, graças a Deus) de dinheiro. Chato pra caramba, mas agora a loja tem um alarme reforçadão e monitoração 24h por dia, acabou a festa dos pilantras (espero).

Mas vamos falar de coisas mais legais: primeiro, deixa eu comentar que a Paula conheceu a Cris pessoalmente, e chegou em casa falando que ela é um doce. Eu disse que agora, só se for doce light, mas ela insistiu, e por doce ficou.

Bom, outro motivo de correria esta semana é que eu estou tentando deixar tudo meio encaminhado pra semana que vem. Se você não lembra, semana que vem eu estarei fora de nosso país, visitando os hermanos em Buenos Aires. Estou ansioso pra caramba, é sempre legal conhecer lugares novos, né? Depois eu posto fotos de lá.

Por falar em foto, mais uma novidade pra dar invejinha:


Apesar da qualidade horrorosa da foto, dá pra ver do que se trata. Sim, eu e Paula vamos ao show do Bon Jovi (arquibancada laranja, caso alguém queira ir junto) e eu vou sozinho no show do Rush (pista, just in case you wonder). Eu sei, eu sei, você (estatisticamente) não conhece o Rush, né? Pois bem, é um trio canadense que faz música diferente de tudo o que eu já vi. É bizarro, mas muito legal. É a segunda vez que eles vêm pra Sampa, e será a segunda vez que eu verei a banda, da qual sou fã desde os parcos 12 ou 13 anos. Só como referência, é a banda que toca Tom Sawyer, a música tema (no Brasil) do seriado Profissão Perigo, aquele do McGyver, lembra?


Essa é a tal música. E eu esqueci de mencionar, o Geddy Lee, vocalista e baixista é um dos caras mais feiosos do planeta. Combina com a voz de elfo, sei lá.

Pois é. E o que isso tem a ver com a cirurgia, ou o tema do blog? Nada, mas é que eu estou empolgado com isso tudo. Vamos agora ao tema central da bagaça, entonces: pela primeira vez em muito, mas MUITO tempo, eu subi numa balança e me vi com 87,6kg. Estou chegando no meu objetivo. Tudo bem que essa pesagem foi antes de uma refeição e depois de sair da academia, então eu ainda devo estar próximo aos 88,5kg em condições normais, mas que foi legal baixar o número, foi.

Falando em academia, estou seguindo firme e forte com a rotina de malhação. Segunda a sexta, hora e meia a duas horas, religiosamente. E sabe o que é mais legal? Eu estou começando a gostar. A academia que eu freqüento ajuda, tem muita gente legal, a instrutora é truta (o marido dela lê o blog, by the way. Abraço, Tchelo!) e agora entrou mais um instrutor que é irmão de um amigo meu de longa data. Pretty cool, huh? A Paula, que não está curtindo muito mas vai assim mesmo, também ajuda bastante.

Ontem, voltando do fim de semana do dia dos pais (o show do Rush foi meu presente, a propósito), eu achei que a academia ia ser complicada, que eu ia ter dificuldade. Eis que eu fiz tudo com uma facilidade inédita, e estou pensando em aumentar a carga dos exercícios. Acho que o meu corpo está respondendo bem ao treino... Ah! Eu li no blog da Claudia que ela está descobrindo que tem ossos. Eu, depois de 32 anos, estou começando a perceber que tenho um bíceps pela primeira vez. Não o suficiente pra bater uma foto, mas no futuro quem sabe...

Não, eu não quero ficar assim. MESMO! Nem perto disso.

Voltando ao dia dos pais, foi um final de semana bem legal, divertido, mas incrivelmente rico em carboidratos e gordura. Levamos meu pai no restaurante Feijão com Tranqueira, que é um espetáculo pra quem curte comida e ambiente de sítio. Foi um pouco decepcionante porque aos domingos eles estão com sistema Self Service por pessoa, o que tira o charme das cumbuquinhas na mesa. Isso sem contar que é um desperdício pra quem tem meio estômago, né? Mas de qualquer maneira a comida da roça é cheia de gordura, e eu vou ter que fazer uma semana extra-light pra compensar. Vamo que vamo.

No mais, trabalhando muito, gravando umas coisas novas e correndo atrás de um monte de coisas.

Depois eu conto mais, tá?

Abraços, e até logo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Um almoço saudável!

Pois é. E o projeto de manutenção da perda de peso continua. Hoje a Paula deu uma colaborada extra e preparou um almoço show de bola pra nós, que prova por todas as vias que comida saudável não é comida sem graça. E assim prova de quebra que a vida de pós-operado pode ter muito sabor, sim, sem culpa!

Antes de falar do que se trata, olha a foto:



De cima pra baixo: Alface (não pode faltar, né?), repolho roxo cru com recheio de beterraba, tomate, cenoura, peito de peru e queijo, e finalmente uma berinjela (que o corretor ortográfico do mac pensa que é com G no lugar do J mas NÃO É!) recheada com carne moída e gratinada com queijo prato. Tudo show de bola e com pouco carboidrato, que é o meu ponto fraco. E, de quebra, com bastante proteína, o que é muito importante, especialmente agora que eu estou levando a academia a sério. Ah! Pra completar, um suquinho de goiaba com adoçante.

Portanto, aqui fica meu super agradecimento à Paula, minha linda, que vai me ajudar na causa por muito tempo ainda.

Por falar em agradecimentos, fiquei lisonjeado com as "brigas" recentes pra comentar primeiro aqui no blog... Que coisa, hein? Hehehe... Mas eu leio todos os comentários, seja o primeiro ou o vigésimo terceiro (um dia eu chego lá), então keep the words comming.

Ah! Pra finalizar, corrigir uma injustiça: Eu realmente não mencionei a Renata, que andava meio calada nos comentários. Bom, Re, então pra compensar, vou comentar aqui seu comentário, tá? Duas questões chave:

Proteína ajuda a prevenir a queda de cabelo? Segundo o Montanha, sim, aquele concentrado ajuda na prevenção da queda de cabelo. Eu não sei dizer com propriedade, mas mal não deve fazer. O único detalhe que eu não mencionei no post anterior e que e bom sempre frizar é que PROTEÍNA É CALÓRICO PRA CARAMBA. Beber um litro desse concentrado equivale a comer 400g de carne magra, e isso é muito. Na dúvida, consulte sua nutricionista. Aliás, SEMPRE consulte sua nutricionista. Aliás(2), eu preciso voltar à Dra. Cyntia.

A Renata anda preocupada também porque perdeu pouco peso (32kg em 5 meses). Re, em primeiro lugar, pondo em perspectiva, 32kg NÃO É POUCO PESO. Tudo bem que eu perdi quase isso no primeiro mês, mas eu sou grande, eu tinha 140kg, eu tinha que perder quase 60kg, então é normal que em termos absolutos, quem tem mais pra perder perca mais rápido, né? Outra coisa que eu vou falar sem saber exatamente a causa ou se de fato tem fundamento, mas a impressão que eu tenho é que as mulheres perdem peso um pouco mais devagar que os homens. Isso eu digo pela pequena amostragem de pessoas que eu conheço pessoalmente que fizeram a cirurgia. Isso nem de longe significa que as mulheres tiveram (ou terão) resultados piores, mas que elas levam um tempo um pouco maior pra chegar aos finalmente.

E um último comentário antes de clicar em Publicar Postagem: Apesar de gostar e beber cerveja (e comentar por aqui) com alguma freqüência, eu devo dizer pra tomar cuidado com ela. Por duas razões básicas:

1 - Cerveja é rica em calorias e tem uma quantidade significativa de carboidratos. Isso significa que ela é uma passagem de volta à terra dos gordos, se for consumida em quantidades exageradas. Mas isso não é nada comparado à próxima razão.

2 - Cerveja tem álcool. Álcool deixa nosso estado de consciência alterado e, além de causar dependência e outros problemas de saúde, gera uma série de problemas sociais graves. O primeiro e menos grave deles é que gente bêbada é chata pra caramba. Sério. CHATA PRA CARAMBA, com tudo maiúsculo. Se você não acha, pense em quantas vidas se perderam para a bebida. E eu não estou falando de acidentes com morte não. Eu conheço gente que tinha família, andava de carro do ano, morava em casa própria e hoje pede fiado no buteco pra esquecer o que ficou pra trás. E não é só um caso não.

Resumindo, bebam sim, mas só se o médico deixar, e de leve. Bebam pra celebrar a vida, e nunca pra deixá-la pra trás, porque um dia você vai sentir falta da vida que ficou pelo caminho.

Parando para reler, esse finalzinho ficou bem com a cara do meu outro blog...

Abraços a todo mundo!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Projeto "Diga não ao reganho de peso" - Fase 2

Lembra que eu tinha cortado refrigerantes da minha dieta? Pois é. Agora a fase 2 está em andamento. Acabei de comprar meu lanche da tarde, e ao invés de um pacote de bolachas e um chá, ele é composto de um pêssego. E está bem gostoso, a propósito. E comprei também uma nectarina, pra amanhã. A vida pode ser mais saudável.

P.S.: Fiquei com dor de cabeça hoje, de nervoso. No casamento de dois dos meus melhores amigos, no qual eu e Paula fomos padrinhos, a gente ganhou dos noivos uma coleção de cervejas gourmet, com 4 rótulos dentro de um balde envelopado num celofane. Hoje íamos abrir uma delas e curtir uma noite com filminho e cerveja (de leve, né?) e o cara mais destrambelhado que mora na minha casa (também conhecido como EU) derrubou o balde e estilhaçou duas das garrafas, e inutilizou as outras duas, que caíram e começaram a vazar pela tampa. Estraguei um dos presentes mais bacanas que eu e Paula já ganhamos... Eu me odeio, às vezes.

Scar brothers!

Pois é... meu brother futuro ex-gordo Gustavo Ramos (preciso parar de chamá-lo de montanha) fez a cirurgia. Ontem eu fui à casa dele, junto com a Paula, fazer uma visita e vi que ele estava MUITO bem, embora no começo ele tenha tido mais dores do que eu tive.

Conforme previsto, ele fez o procedimento no dia 23 último, e nesta semana e pouquinho ele perdeu por volta de 10kg, está ativo e feliz, o que é muito importante.

Uma coisa que é gritante nas conversas que eu tive com ele: os métodos de preparação, internação e pós cirurgia são diferentes para cada médico. Eu confio plenamente em tudo o que o Dr. Gustavo me mandou fazer, especialmente porque deu tudo certinho. O Montanha também confia no seu médico, que também operou a irmã dele, e está dando tudo certo também, mas os métodos são bem diversos. Por exemplo, eu tinha um cardápio mais rígido do que o dele, com refeições definidas, em horários definidos. Ele tem duas refeições definidas por dia e o resto é à vontade, desde que inclua apenas alimentos líquidos. Por outro lado, eu tinha mais liberdade na forma de consumo destas refeições. Ele LITERALMENTE cronometra os goles de suco, dando um intervalo de 5 minutos entre um e outro. Enche um pouco o saco, mas funciona.

Outra coisa curiosa é que nas refeições maiores dele, que no meu caso eram compostas de um caldo peneirado, ele tem tomado um concentrado de proteínas, que eu nem tinha noção que existia. Diz ele que é mais gostoso do que o caldo, além de mais eficiente para evitar perda de massa muscular. Se bem que eu sempre gostei dos caldinhos da Paula. Hehehehe... Enfim, é um bagulho que tem 40g de proteína a cada 100ml. Acho que era esse daqui, ó:

Só espero que não tenha gosto de isopor. Rá! Como eu sou engraçado....


Outras coisas também são bem diferentes. O tipo do dreno, o posicionamento do dreno, a operação dele foi sem anel, o tipo dos pontos... Até o lugar onde ele coloca a cinta de compressão é diferente. Anyways, foi muito legal ver que o mano está tranqüilo, e deu uma nostalgia dos infernos visitar a sacada da casa dele, onde tantos trabalhos de faculdade foram feitos. Depois que ele emagrecer um bom tanto, eu pego uma foto nossa no tempo da facul e faço um double antes/depois, só pra galera ficar feliz.

Falar em foto, eu sou uma besta, esqueci de bater fotos dele pra postar aqui... Shame on me!


Aproveitando este finzinho de post, bemvindos aí os novos leitores, Danielle, Andréia, todo mundo. É sempre motivador ver comentários de caras novas por aqui... E um abraço também aos mais velhos e assíduos freqüentadores, como a Dani, a Cris, e é claro, a Paula.

Caramba... agora que eu tô percebendo... Só mulher (fora eu) gosta de escrever sobre a cirurgia, né? Que coisa...