sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Huh... Voltei... de novo...

Pois é, novamente eu estou em falta com vocês. Mas é por um motivo importante e que fugiu ao meu controle. Depois de voltar de Buenos Aires eu descobri que a Convenção Anual dO Boticário não era no dia 28 de Setembro, como eu tinha anotado no meu calendário, mas sim em 28 de AGOSTO, o que me deixou com praticamente nenhum tempo para me organizar para um evento importantíssimo com a cúpula da minha franqueadora, A.K.A. mesu chefes diretos. E eu voltei ontem, esgotado. E a Paula está trabalhando na Expoflora, e também chegou esgotada, então a gente acabou conversando um tiquinho e indo dormir cedo, que somos filhos de Deus, né?


Mas chegou (finalmente) a hora de eu dar satisfações para suas senhorias.Apesar da Paula ter contado sobre Buenos Aires no blog dela (é legal, pode ler, ela escreve bonitinho), eu vou tentar dar uma nova perspectiva e, simultaneamente relembrar um pouquinho de uma das melhores viagens da minha vida.

Primeiro, deixa eu falar uma coisa pra todos os leitores brasileiros: Fora do futebol, toda birra que eu tinha do povo argentino se foi na primeira meia hora de Buenos Aires. O pessoal lá é gente fina demais, todo mundo muito simpático e a fama de arrogante que eles têm em nosso país não se justifica em nada. Mas ainda assim, se a final da copa de 2014 for Brasil e Argentina eu vou infartar.

Isto posto, vamos à viagem. Espero não colocar fotos iguais às da Paula, mas eu sou distraído e isso pode acontecer. Vamo que vamo.Ah! Monster post warning! Muuuuitas fotos a seguir.



Eu, Paula e Cezar no carro, indo pro aeroporto na madrugadona da segunda feira, dia 16. Frio dos infernos. Com o calor que tá hoje, eu mal me lembro de como era duas semanas atrás. Enfim, eu fui dirigindo, o Cezar foi pra trazer o carro de volta. Eu deixei ele ir descansando porque ele ia voltar sozinho no carro, então ele não poderia dormir na volta...


Esse sou eu, dentro do avião, devorando Bueno Aires (ou pelo menos o guia). Classe econômica, serviram um pão seco com pouco recheio. Pelo menos eu pude relembrar como era o suco de maçã inglês (igual ao americano), que é uma delícia, mas agora eu acho um pouco doce demais. Viagem tranqüila, sem grandes transtornos. Chegamos a Ezeiza (o aeroporto) e descobrimos que tudo por lá tem fila. Até o avião teve que esperar um terminal ficar livre. Nossa mala também foi parar na sala errada, então foi bem uma hora e meia de espera entre achar a mala e fila pra imigración. Fizemos o câmbio, o real a 1,91 pesos. Mais tarde descobriríamos que no centro dava pra fazer câmbio a 2,08. Damn... Depois de tanta espera, nossa primeira e faminta refeição argentina:


Sim, fomos ao McDonalds. Vergonha, né? Mas foi uma medialuna e um Alfajor, que aliás eram ótimos Seguimos de taxi para o hotel, que era longe pra caramba. Apesar de ser uma segunda feira, muitas coisas estavam fechadas e a cidade estava bem morta. Chegando ao hotel, José, o recepcionista (gente finíssima), disse que era feriado. Que porcaria, estava realmente tudo fechado! Mas isso não ia impedir a gente de passear por lá, né? Depois de descansar um tiquinho, saímos rumo à estação de metrô e resolvemos comer de verdade num lugar bem pertinho do hotel, chamado El Fuelle (leia El Fueje), o que significa "A sanfona", que é também a logomarca da casa. Show de bola, olha só:


Essas eram duas empanadas, que são assados típicos daquele país, uma de Roqueford e outra de Humito, nome local para milho com requeijão. Ambas estavam um desbunde, provavelmente a melhor massa assada que eu comi na vida. Sério! Outra coisa que estava muito boa era o chopp. Em todo lugar tem chopp Quilmes (lógico, né?) e em todo lugar eles mandam uma porção de petiscos junto com o chopp. Olha só o naipe:


O queijo ralado é porque a Paula comeu um nhoque (ñoqui, por lá). De lá, metrô e Plaza de Mayo, onde visitamos a Casa Rosada, que é tipo o Palácio do Planalto deles. Olha só porque do nome:


De lá, subindo a Av. de Mayo, paramos no café mais tradicional do lugar, o Café Tortoni, fundado em 1858. O lugar é lindo mas o atendimento é horroroso, e o churro foi o pior que eu comi na minha vida. No site da Paula tem uma foto do que a gente comeu, então olha só o lugar:


Detalhe para o cachecol e para a Paula, fotografando no espelho. Legal, né? De lá, andamos até o Obelisco (é longe PACAS!), que é na Av. 9 de Julio (leia Nueve de Rrulio), que é uma rua ENORME, com 16 faixas de trânsito. Mas trânsito bem educado e organizado, o que torna a 9 de Julio mais fácil de atravessar do que a Av. Paulista. Ó o obelisco aí gente:


Show. Era aí que o Maradona ia correr pelado se a Argentina ganhasse a copa. Deus abençoe a seleção alemã... Agora, momento curiosidade histórico-humorístico. Buenos Aires teve uma segunda fundação. Leia a história aqui, ó! Sabe o nome do segundo fundador? Olha só:


Juan de Garay! Ê, Garay! Trocadilhos infames à parte, voltamos à Av. de Mayo e paramos em um resto legal (restaurante chama Resto por lá. Dá uma má impressão de comer no resto, mas é assim que eles chamam), chamado Iberia.  Agora preste atenção em uma declaração bombástica: Foi lá que eu comi A MELHOR CARNE DA MINHA VIDA. Era um bife Chorizo, que é um corte de contra filé, que estava grelhado à perfeição. Olha só a foto:


Reparou a bandeirinha do Brasil? Pois é... eles sabem agradar... De lá, íamos ao metrô, mas o danado do metrô tinha fechado às 22:30 (eram 22:40) e a gente não sabia o que fazer. Um cidadão reparou que a gente estava com cara de perdido, perguntou pra onde a gente ia e falou para pegar o ônibus 8. Super solícito e simpático. Pegamos o ônibus depois de uma longa espera, e lá descobrimos que os ônibus só aceitam moedas, e que a gente não tinha nenhuma. Mas o motorista, percebendo que a gente era novato na bagaça, falou pra gente entrar e viajar de grátis. Uhu!!!! Não tenho fotos do evento... Voltamos ao hotel dando risada e dormimos feito pedra. Dia seguinte, café da manhã de hotel barato:


Medialunas! E biscoito de doce de leite. Delícias locais que eu vou sentir saudades pra sempre! De lá pra outra estação de metrô, um pouco mais longe, porque a gente precisava passar numa loja de elétrica para comprar adaptadores pro padrão de tomadas BIZARRO que eles adotam por lá. Olha o nome da estação, que legal:


De lá, pegamos duas linhas de metrô e fomos ao Jardim Botânico. Nada de mais, nem vou postar fotos. De lá, andamos até o Zoológico, onde a gente andou muito, porque ele é imenso e imperdível. E de lá, andamos quatro quarteirões até o Jardim Japonês (leia Rrrardim Rrraponês, o que soa hilário). O detalhe é que a gente estava tão cansado e os quarteirões eram tão grandes que pareceu o caminho de Santiago de Compostella. Ô, calvário! Acho que essas caminhadas justificam o fato de eu não ter engordado por lá, porque eu comi MUITO, e muitas vezes de forma desbalanceada. Já outras refeições foram mais leves, como esta aqui, no Jardim Japonês:


O restaurante é tão bonito quanto o lugar... De lá, fomos ao bairro della Recoleta, bairro nobre e lindo, visitar um dos pontos turísticos mais bizarros e lindos do lugar, o Cemitério della Recoletta, onde está o túmulo de Eva Perón, ou seja, a Madonna naquele filme musical que eu não assisti.



O túmulo dela é um dos mais simples do local. Compare com esse aqui, ó:


Essa estátua, feita de Mármore Branco Absoluto, é em tamanho natural. Lindo, embora um cemitério seja sempre meio deprimente. Tomamos um café na Havana (onde tem os melhores alfajors do mundo), jantamos e voltamos pro hotel para um merecido banho de banheira (apertadinha). Dia seguinte, visita a San Telmo, bairro tradicional que tem um monte de lojas de antigüidade e galerias de arte. Me apaixonei por uma antigüidade que era uma obra de arte. Olha só:


Era uma Panhead 1953 totalmente conservada. Pena que custava 29.000 dólares. Se eu tivesse essa grana, tinha voltado de moto da Argentina. Almoçamos num restaurante horroroso visualmente, com um atendimento abaixo de razoável, mas que tinha uma carne excelente. O nome do lugar é Desnível, e o prato foi esse:


De lá, fomos de Taxi ao bairro de La Boca, visitar o estádio La Bombonera, onde tem uma estátua do Maradona. É lógico que eu fui com o meu manto sagrado, e aproveitei pra fazer pose ao lade de D10s (prepotente ele, não?)...


Ao me ver com o uniforme do Corinthians (Parabéns pelo Centenário, falar nisso), um torcedor do boca, que trabalhava no lugar, começou  a gritar "Aqui tem um bando de louco..." e a zoar com o São Paulo. É sério! Descobri que o pessoal do Boca adora o Corinthians, penso que por conta do Teves, do Mascherano e do Defederico, que o timão importou de lá. Olha só a cara do maluco aqui:



Depois deste vídeo instrutivo, visitamos El Caminito, um pedaço de La Boca que é muito bonito e colorido. O povo da região, que é muito pobre, pintava as casas com restos de tinta do porto, então ficava tudo coloridão. A moda pegou, e hoje é assim:


Bacana, né? De lá, fomos conhecer a Calle florida, que é uma rua de comércio, a mais chique da cidade. Depois de passear e não comprar nada (é a rua mais cara da cidade, tb...), Fomos ao Cassino, onde não pudemos tirar fotos, mas nos divertimos bastante e torramos 100 pesos nas mesas de Black Jack. Voltamos ao hotel, e antes passamos de novo no El Fuelle, comer mais uma empanada e tomar mais um chopp. Aproveitamos para falar tchau pra Nadia, essa garçonete gente fina que nos atendeu tão bem nas duas vezes:


Dia seguinte fomos ao Uruguai, a Colónia del Sacramento. Muito bonita, mas devido a um desastre ecológico, havia muitos peixes mortos no local, e a cidade estava bem fedida... Uma pena. Mas deu pra passear e conhecer bastante coisa legal. Fomos a um restaurante típico experimentar a tão famosa Parrillada (pronuncie parrichada), que é, numa tradição livre, uma Churrascada. E no Uruguay, isso significa que eles vão te servir quase meia vaca assada. É MUITA comida. Em dois a gente comeu mais ou menos um oitavo do que veio. E é bom lembrar que eles assam TUDO do boi. A saber: Chorizo (lingüiça), Morcilla (Chouriço), Mollejas (Timo, uma glândula que fica no pescoço), Chinchullines (intestino delgado), Costeleta de Cerdo (bistequinha de porco), Pollo (coxa e sobrecoxa de frango) e Asado de tira (costela de ripa cortada na transversal, a famosa costela uruguaia).


Falar uma coisa pra vocês, viu... Nosso churrasco é muito melhor que o deles. Se não fosse a curiosidade de experimentar tudo isso, eu teria me arrependido de pagar 900 pesos uruguaios (90 reais) num churrasco meia boca. Passeamos mais um pouco por Colónia, batemos umas fotos como essa:



E voltamos à Argentina, para passear mais um pouco pela Calle Florida, onde vimos um show de tango na rua, e lá fomos convidados a bater uma foto com a trupe. Divertido, embora constrangedor... Tem uma da Paula tb, mas essa eu vou deixar pra ela colocar no blog dela.


De lá pra um boteco perto do obelisco, e de lá pro hotel, arrumar as malas, que na sexta já era dia de voltar pro Brasil-sil-sil! Acordamos, fomos ao aeroporto e lá tomamos a última Quilmes da viagem. Recomendação importante: A quilmes de lata tem gosto de Brahma. Eca! Mas a lata é linda, olha só:


Aí eu já estava com a mala despachada, a passagem e o passaporte na mão e saudades da cidade de los hermanos. Enfim, foi uma delícia, foi minha primeira viagem grande sozinho com a Paula, e já estamos juntos há quase 8 anos. A gente tava merecendo...

Aproveito este finalzinho de post para agradecer e dar as boas vindas à Ni e à Mauren, que escreveram aqui nos comments. Ni, valeu das dicas, mesmo que tenham sido um pouco atrasadas, e sim, Mauren, você pode ser uma truta local mesmo sem ter blog, e sim, eu leio mesmo comments em posts antigos. :)

E agora chega de escrever, né? Acho que este é o maior post de todos os tempos de todos os blogs do mundo... A propósito, foram mais de 2 horas e meia de escrita/postagem de fotos/ postagem de vídeo/ revisão... Preciso ir dormir!

Abraços!

8 comentários:

  1. ÓTIMAS FOTOS
    ADOREI GURI!
    AHH MATE PIGGY DO CORAÇÃO..ADORO AS COMIDAS PORTENHAS!
    DROGAAAA
    MEDIA LUNAS E EMPANADAS!!!!
    COMERIAAAAA!
    PENSAMENTO DE GORDO?
    SERÁ???
    AFF
    ABRAÇO E ARRASOU!

    ResponderExcluir
  2. My friend!
    Precisamos agendar uma sessao completa de fotos hã!?
    Quem sabe não compramos por aqui mesmo umas Quilmes para embalar a mostra?
    Abraço!!!!
    Tchelo
    twitter.com/gimenistchelo

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii, valeu por todas as explicações, parece até q já conheço o lugar kkkk

    ResponderExcluir
  4. Que coisa....fiquei aqui pensando: moro no Rio Grande do Sul desde que nasci e não conheço nada disso! Tá na hora de pegar o povo aqui de casa e correr pra la! :-D

    Ainda mais agora que to com um dieta de carne e carne...ia ser bom...só aquelas outras partes ali eu passo (morcilha, rim etc etc)

    O frio me apetece...quanto mais, mais eu gosto...se bem que depois de tantos quilos perdidos fiquei uma friorenta bem à toa! QQ brisa me deixa gelada...aí é me encher de roupas! Fazer o que?!

    Abraços pra ti (to lendo o blog da Paula tb!)

    Mauren

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Parabéns pela viagem!! Fantástica!!
    Novidades: Estou com uma semana de operada!! Correu tudo bem. Estou na dieta líquida (até reli seus post sobre esta fase), mas sem grandes problemas.
    Um grade abraço,
    Adriane

    ResponderExcluir
  6. Olá, td bem?Eu encontrei seu blog por acaso, e olha só a coincidência, eu estou para fazer a minha redução...Está prevista para fevereiro...Confesso que esse lance de nutriociosta, endócrino, psicóloga é bem punk, eu adoro o preparado que eles nos passam, é tanto exame para fazer que fico perdida, rs...Mas vale muito a pena...Eu preciso perder 15 kgs para operar e isso tem me deixado um tanto quanto depressiva...Você escreveu muita coisa que eu me identifiquei, depois que foi decretado que eu preciso perder esses 15 kgs para a operação creio que a minha compulsão alimentar aumentou em 100%!
    Chego a estar desesperada, pois eu sou muito ansiosa e tenho medo de não conseguir operar...Fevereiro está perto, faltam só 5 meses, mas pra mim parece uma eternidade, tenho medo, ansiedade, pressa...Parabéns, sua fase de mudança é motivador para qualquer um!Beijos, sucesso e fique com Deus...Obs: Vc e a Paula são um casal muito lindo! =)Não consegui deixar meu e-mail no campo caso queira responder, mas fica aqui: nine_turismo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Um blog escrito por um rapaz falando de emagrecimento. Adorei. Quando puder, visite o meu: http://nandoneri75@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Piada pronta: "Almoçamos num restaurante horroroso visualmente, com um atendimento abaixo de razoável, mas que tinha uma carne excelente. O nome do lugar é DESNÍVEL."
    Hahahahahaha....

    Valeu, Skr, belo post.

    ResponderExcluir