quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pois é, a páscoa tá aí!

Chocolate? Só se for de pouquinho. E de preferência amargo, que tem menos açúcar (embora tenha ainda MUITA GORDURA), mas enfim, eu perdi muito da compulsão por doces, de qualquer maneira...

Aliás, Dra. Cyntia, se você estiver lendo isso, existe alguma alternativa razoável para o chocolate? Eu me lembro que você disse que o chocolate diet tem mais gordura, então não é uma alternativa inteligente. Recentemente eu vi uma nova linha da Nestlé, que, seguindo a moda lançada pela Coca-Cola, se diz "Zero". Agora zero o que? Será que tem zero açúcar? zero gordura? zero caloria? Duvido... Mais provável que seja uma engambelação do tipo "zero ácido fólico" ou um simples ataque de honestidade dizendo "Zero sabor"... Hehehehe

De qualquer maneira, não é disso que eu vim falar. O fato é que o fim de semana prolongado está aí, e eu vou ter um merecido descanso da minha recente rotina puxada, em Areado, MG. Lembram de Areado neste post? Pois é... Lá é um lugar mágico, onde se come muita coisa boa, e em geral em quantidades exageradas. E esta vai ser a primeira vez que eu vou pra lá podendo comer depois da cirurgia. No outro post eu ainda estava na fase da dieta líquida. E foi lá que eu comi meu primeiro polenguinho. De qualquer forma, eu acho que vai ser fácil superar as tentações e manter minimamente o equilíbrio das minhas refeições. E comer pouco chocolate, também.

Bom, eu estou dizendo isso tudo para que todos saibam que é improvável que eu escreva novamente neste fim de semana, já que eu estarei sem interneta por lá. Os males da vida moderna... eu passo o dia inteiro trabalhando num computador (esse mesmo lap-top em que eu estou digitando agora), chego em casa, me conecto de novo (são 2:28 da matina), e no final de semana eu ainda acho ruim ficar desconectado... Se bem que o Iphone tá aí pra resolver este problema, e se eu me sentir particularmente inspirado, escrevo e mando de lá mesmo, via conexão edge, já que 3g no meio do mato é pedir demais.

Bom, seguindo com o barco, a Renata (que a esta altura já deve estar comendo algumas coisinhas, né?) me perguntou como é um prato normal, do jeito que eu como hoje em dia. Bom, eu vou descrever, já que eu não tive oportunidade de tirar fotos esses dias, devido à correria. Vamo lá:

Num almoço ideal eu como por volta de 200-250g, seguindo a recomendação da nutricionista. Geralmente eu fico nessa média, quando eu vou a restaurantes self service. Existem situações em que eu como mais (uns 280-300g, quando eu vou a um restaurante japonês) e muitas vezes em que eu me peguei comendo menos (150-180g, em self-service). Quando isso acontece, eu só completo o peso que faltava se eu não me sentir plenamente saciado. Mas, sendo prático, quanto isso representa em cima de um prato? Mais ou menos isso:

1 colher pequena de arroz (ou um pouco mais, dependendo da fome)
1 pouco de feijão/grão de bico/lentilha/outros
1 bife médio/coxa de frango (deveria ser sem pele, mas nem sempre dá...)
1 porção bem razoável de alface/rúcula/agrião/outros (tipo umas 2 ou 3 folhas de alface picadas, sei lá)
1/2 tomate picado (que eu adoro)
1 porção pequena (tipo uma colher de sopa) de uma ou outra coisa diferente, tipo uma abobrinha, couve refogada, couve flor, ou coisas menos saudáveis que eu não vou dizer por aqui pra não passar vergonha.

É isso. É claro que nem sempre dá pra fazer uma refeição equilibrada assim, e já teve vezes em que eu precisei almoçar um pão de queijo (por não ter nada mais saudável por perto), mas isso deve ser a exceção, não a regra. Falando em exceções, tem vezes em que eu me dou o direito de fazer isso aqui, ó:


Isso era o meu aniversário, e eu estava comendo um petit gateau, sim. Pare de olhar torto pra mim. Mas esse doce foi compartilhado pela mesa inteira e eu comi só um tiquinho, e eu (assim como você, já que você está lendo esse blog) não posso me dar o direito de transformar isso numa rotina.

Enfim, trocando em miúdos, eu como de tudo, em porções satisfatórias, mas sem exagero, e com um pouco mais de disciplina do que eu costumava ter. Acrescente a esta idéia a rotina de abastecer a geladeira com frutas frescas e derivados light de leite e você está pronto para a dieta pós-cirúrgica.

Ah! Uma pequena dúvida, pra quem quer que possa me esclarecer: depois da cirurgia eu tenho notado que quando eu levanto de repente, me dá tontura. Tudo bem, é normal, devido à mudança abrupta na pressão sanguínea, (hipotensão postural, segundo são Google) mas tem sido mais freqüente. Alguém aí pode me explicar porque? Devo me preocupar? acontece com mais alguém? Dr Gustavo, o Dr. ainda lê o blog? e acha isso normal? Na próxima consulta eu pergunto, de qualquer forma...

Finalizando, a todos uma felicíssima páscoa, espero que tudo corra bem com vocês (e comigo também), e a gente se fala!

4 comentários:

  1. Isso é um petit gateau?
    Hahahahahaha
    Ahh mata as amigas blogueiras!!!!
    Também como de tudo...muito bem!
    E meu prato dá sempre 4,00 reais..
    Ahh que economia hein?
    Abraçoooo
    E boa páscoa guri!

    ResponderExcluir
  2. Fala Oscar!

    O loco meu (a la Faustao)!! Ja no Petit Gateau??

    Conheço um cara que tem uns cento e tantos quilos, e acho q o cara curte tanto essa "iguaria" que deu o nome de Petit Gateau pro gato dele... rsrsrs achei no minimo original... Gateau, gato... enfim...

    Boa pascoa e boa viagem!!!

    Abraço!

    Tchelo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo esclarecimento!
    Comecei a comer quinta-feira! Como vc diz, mesmo que seja bem pouquinho, é bem satisfatório, pois vc deixa de se sentir "diferente"!
    Estou feliz e espero não entalar (que medo!!)!
    Bom, continue firme! E boa viagem!
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Pelos posts percebo que o blog é antigo mas caso você Oscar. Ou outros leitores que tbm leem o blog queiram entrar em contato mande-me um email. crisnattalimartins@gmail.com

    ResponderExcluir