terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Aparentemente, eu aprendi...

Eu posso estar me precipitando, mas na véspera de natal, ou seja, quinta-feira agora, vai fazer duas semanas da última vez que eu me engasguei com comida. A lição foi dura, mas eficiente. Desde então, eu adotei duas estratégias que têm garantido minha sobrevivência desentalada. São elas:

1 - Ao iniciar uma refeição grande, tipo o almoço, por exemplo, eu começo pelo que tem de mais mole no prato. Porque eu pensei nisso? Porque assim a fome fica menor e a paciência fica maior quando eu chegar na carne, por exemplo. Simples e eficaz. Dra. Cintia, se você estiver lendo isso, recomende essa estratégia aos seus próximos pacientes. É simples, fácil, eficiente e gratificante.

2 - Essa é um pouquinho mais chata de explicar. Mas na prática é bem simples de fazer. Consiste em mastigar até tudo o que você vai engolir virar uma pasta homogênea, quase um suco. Falando assim, parece nojento, mas a verdade é que assim a gente sente muito mais o gosto das pequenas porções. Agora a parte complicada de explicar: ponha  toda a pasta sobre a sua língua (lembre-se, porções pequenas!) e aperte isso tudo contra o céu da boca. Os flúidos vão vazar pelo lado. Isso tudo que vazou, é seu, engula sem medo, mas sem pressa. Aproveite a pequena pressão no alimento e a alta sensibilidade da sua língua para ver se, de fato, a pasta está homogênea e realmente não ficou nenhum pedaço canalha que vai te dar uma tarde inteira de trabalho. Se tiver, repita do começo prestando mais atenção. Se não tiver, engula e dê outra garfada! É bem mais simples e menos nojento quando você está fazendo do que quando você está explicando. E usando esta estratégia, eu, distraído que sou, passei por várias refeições deliciosas e potencialmente indigestas sem nenhuma crise, incluindo um churrasco de carneiro. Totally pays off!

Agora outras boas notícias:

- Continuo sem nenhum sintoma de dumping. Já comi algumas coisinhas um pouco mais arriscadas, incluindo um pedacinho (pequeno de verdade, juro) de trufa, queijo Brie, coca-cola (por indicação médica, né?), e tô bem. Bem demais!

- Me propus uma meta pessoal (que eu embaraçosamente não contei pra vocês) de chegar ao natal abaixo dos 110kg. Acho que vai dar. Hoje eu peso 110,2kg e tenho ainda 3 dias antes da véspera. Vai ser próximo, pra mais ou menos, mas eu vou tentar que seja para menos.

É isso. Depois eu volto e conto mais.

4 comentários:

  1. Oi,Oscar!
    Ficamos felizes que está tudo bem e vai seguindo seu emagrecimento, mais tarde nos vemos...rsrsrs, mas passamos aquí para desejar para vc e a Paula um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas, alegrias, saúde e muita paz!
    Regina e Hugo

    ResponderExcluir
  2. Quáááá!!!!! Acho que a regra número 1 disse tudo! Vou começar a praticar já! Faz muito sentido. A gente olha aquele prato delicioso, tá com a fome gigante e fica sem paciencia de mastigar, claro! Então, melhor começar pelas coisas macias e fáceis de descer...

    Olha.. vc descobriu a pólvora do emagrecimento!

    Ahhh e na boa... acho que vc passa seu aniversário bem abaixo dos 100... batata!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh.. esqueci de comentar... beeeeeemmm estranha a regrinha de espremer a comida no céu da boca... hahahaha.. raxei de rir com os detalhes... mas vou tentar.. promessa de gordo!

    ResponderExcluir
  4. Oscar!!!
    estou adorando o seu blog!!!
    sobre este "aprendizado" de comer primeiro os moles e deixar a carne por último, só não esqueça de comê-la! e não se esqueça que pode não sobrar espaço para a carne no final de tudo e que ela é muito mais importante que todos os outros alimentos!
    se vc nonseguir não deixá-la de lado, Ótimo!!! hehehe é uma boa técnica!!!!

    Um beijos!!!!
    Dr. Cyntia
    nos vemos em breve!

    ResponderExcluir